segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pré requisitos de um bom fisioterapeuta

10 Benefits of Physical Therapy - Precision Sports Physical Therapy

Precisa de um profissional de fisioterapia e não sabe como escolher? Há, com certeza, alguns pré requisitos que podem ser observados para facilitar a contratação desse profissional para execução de um tratamento.

A formação em Fisioterapia é fundamental e não é um absurdo fazer essa observação. Há muitos profissionais que realizam o tratamento de fisioterapia sem serem fisioterapeutas formado, que passaram por 4,5 anos de estudando anatomia, fisiologia e matérias específicas.

A educação, a atenção e a filosofia de trabalho é importante para conhecer o profissional a ser contratado. Saber como o fisioterapeuta trata o seu paciente, como ele realiza o tratamento e como será obtido a melhora é o ponto de partida para ver se o tratamento oferecido agradará e resolverá o problema.

Um preço mais barato pode não trazer um bom profissional. Profissional que entra em leilão pelo preço do atendimento, não valoriza a profissão. Assim como faz uma economia na hora de cobrar, pode fazer economia na hora de fazer o tratamento.

Fazer uma busca atrás do nome do profissional sempre é bom. Procure saber informações. O google é uma boa ferramenta para isso.

Um bom profissional não se mede pela quantidade de equipamentos que ele carrega a sua residência ou tem no consultório. Um bom profissional se mede pela sensibilidade de saber o que o paciente precisa.

Geralmente profissionais de fisioterapia que trabalham com a mão e fazem da terapia manual um aliado para realizar o tratamento, estão na frente para obter maior sucesso em um tratamento.

A formação,  incluindo faculdade,  pós graduação e cursos extras, é importante para o fisioterapeuta entender a lesão do paciente da melhor forma possível.

São algumas dicas para filtrar profissionais bons e ruins. Aqueles que merecem lhe tratar ou não. Boa Sorte!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A execução do tratamento de fisioterapia

In-Home Physical Therapy | Delray Beach | Symmetry Physical Therapy 

 

Depois da prescrição do tratamento de fisioterapia, respeitando todas as infromações obtidas na avaliação, a execução dessa prescrição depende de dedicação total do profissional.

Dedicação porque essa execução tem que ser feita dia após dia buscando sempre a excelência dos movimentos para uma recuperação funcional mais rápida e eficiente. De acordo com a evolução do paciente, há a mudança na prescrição ou até mesmo na forma de execução. 
 
Nessa fase está a fase mais duradora de um tratamento de fisioterapia, que são divididas em sessões. O número de sessões totais de um tratamento depende da recuperação do paciente assim como o tempo desta sessão varia de acordo com o progresso do tratamento.
 
Gralmente uma sessão de fisioterapia demora de 40 minutos a 1 h e 20 minutos e nesta sessão pode alternar uso de equipamentos, de manipulações ou exercícios específicos. Vale lembrar que quanto melhor é um fisioterapeuta e mais atualizado ele é, maior a gama de recursos ele pode oferecer.
 
No próximo tema, começaremos a falar das principáis patologias que levam as pessoas para clínicas de fisioterapia.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Prescrição do Tratamento da Fisioterapia

In-Home Physical Therapy | Delray Beach | Symmetry Physical Therapy 

 

Depois de ter sido feita a avaliação de forma completa, a prescrição das atividades / tratamento deve ser feita de acordo com os objetivos a serem cumpridos. Nem sempre um tratamento de fisioterapia tem apenas uma fase. Muitas vezes precisa-se dividir o tratamento em várias fases para se ter um mehor resultado.
 
Essas fases são mudadas de acordo com a melhora do paciente, com objetivos sendo cumpridos. O cumprimento desses objetivos deve ser o compromisso principal do fisioterapeuta e para atingi-lo deve-se utilizar todos os recursos que temos disponíveis, tanto de eletroterapia, fototerapia, cinesioterapia ou mesmo a terapia manual, tão importante e esquecida muitas vezes nas maiorias das clínicas.
 
Protocolos que estão na literatura podem e devem ser utlizados para o tratamento porém o profissional deve estar atento a progressão do paciente. É importante sempre ouvi-lo para saber quais as atividades que mais se adequam a cada pessoa.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Avaliação no tratamento de fisioterapia

 

Benefits & costs of physical therapy. The conditions it treats & How PT  works. 

Um tratamento de fisioterapia começa com uma avaliação completa. Geralmente costumo marcar o primeiro atendimento somente para a avaliação. 

O objetivo principal é conhecer melhor o paciente, o histórico de vida e fatores que podem melhorar ou piorar o quadro. 

Noventa por cento de quem procura um tratamento de fisioterapia chega com uma queixa que deve ser escutada e estudada. O conhecimento das causas dessa queixa pode abreviar o tratamento além de melhorar a qualidade de vida do paciente em tratamento. 

Um questionário com perguntas básicas de identificação, histórico de doenças relacionadas e atividade diárias iniciam uma avaliação que deve conter testes específicos para conhecimento de limites e futuro parâmetro de comparação do sucesso do tratamento. 

 Falaremos mais adiante da formulação de tratamentos de fisioterapia, com objetivos e prescrição.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pergunte a uma fisioterapeuta sua dúvida




Seu Nome :
Seu Email :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):

sexta-feira, 20 de março de 2009

A Fisioterapia é muito mais que você imagina

10 Benefits of Physical Therapy - Precision Sports Physical Therapy 

Muitas vezes a fisioterapia é encarada com preconceito. Muitas pessoas ainda acreditam que ela é "coisa de velho". Porém com o passar do tempo, estudos mais aprofundados deram à fisioterapia a possibilidade de atuar em diversos campos de tratamento de doenças e hoje pode ser amplamente utilizadas para coisas que você nem imagina. 

Além da fisioterapia ter um caráter preventivo e de reabilitação, ela serve para tratar doenças neurológicas, como o mal de Parkinson ou incontinência urinária tratada pela fisioterapia uroginecológica. 

Dentro dessa especialidade ainda há a indicação para grávidas, na prevenção de dores e preparação para o parto e para homens e mulheres que têm problema de incontinência urinária e fecal. Nesse tipo de fisioterapia, são realizados exercícios para controlar a musculatura do assoalho pélvico, que em muitos casos conseguem as cirurgias. 

 Outro tipo de fisioterapia é a que trata de problemas respiratórios. Doenças como asma, bronquite e sinusite, que são tidas como incuráveis, podem ter seus sintomas muito atenuados. Trabalha-se o músculo que controla a respiração, o diafragma. 

Os resultados são o alívio da falta de ar e a diminuição no acúmulo da secreção. Um ramo da fisioterapia que está em desenvolvimento e cada vez mais especializado, a estética. Através de técnicas manuais de estimulação do corpo, é possível melhorar o problema de celulite ao reduzir a fragilidade vascular e eliminar as toxinas das regiões afetadas. Além disso, a fisioterapia estética utiliza a drenagem linfática para pós-operatórios e estética. Uma das especialidades mais reconhecidas pela sociedade é a fisioterapia neurológica, para tratamento de doenças como AVC, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer. 

Através de exercícios de sensibilidade e de reabilitação e movimentos diários, esse tipo de fisioterapia pode retardar o Parkinson e o Alzheimer e reabilitar um paciente que sofreu uma AVC. 

O maior benefício desse tipo de fisioterapia, segundo a doutora, é que ela dá possibilidade do paciente ter uma vida adaptada para as atividades diárias da melhor forma possivel. Para o Alzheimer, especificamente, são trabalhados o raciocínio e a memória, para realizar a ativação de áreas cerebrais. Existe também a fisioterapia que trata de problemas de sono, como bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e apertamento dos dentes, que estão diretamente ligadas a problemas na mandíbula, como dores e quando ela estala. 

A fisioterapia convencional e a RPG (reeducação postural global) ainda são muito buscadas. 

A fisioterapia convencional trabalha nas dores musculares, ósseas e das articulações, com exercícios de fortalecimento muscular e reabilitação de movimentos. Já o RPG promove um alinhamento do corpo por meio de posturas que melhoram dores nas costas e a própria postura. Em um caso de cirurgia, a fisioterapia convencional é feita antes e após, primeiro para preparar e depois para reabilitar a área operada.